Os servidores do município de Cascavel estiveram reunidos nessa quinta-feira, 06, e apresentaram várias reivindicações durante a assembleia geral do Sismuvel, na Câmara Municipal de Cascavel.
Entre as reivindicações da pauta está o aumento salarial de várias categorias, entre elas: agente administrativo, que pedem aumento de 50%; atendente de serviços de saúde, auxiliar de saúde e auxiliar de assistente social, que pensem 95% de aumento; educador social com aumento de 50%; orientador técnico esportivo: 50%; tratador de animais; assistente social e psicólogo: 30%; técnico agrícola, técnico em edificações, técnico em meio ambiente e técnico em segurança do trabalho: 50%; zeladores, auxiliares de serviços gerais e auxiliar de manutenção: 60%; guarda civil patrimonial, guarda municipal e bombeiros: aumento de 40%; agente de mobilidade urbana; engenheiros e arquitetos: 30%; auxiliar de saúde bucal; atendente de farmácia, técnico em farmácia e farmacêutico: 60%.
A valorização da categoria da Enfermagem também segue pautada. O aumento é para suprir o valor pedido, e que não foi concebido, na época da greve, aos auxiliares de Enfermagem; técnicos de Enfermagem e Enfermeiros.
Além do aumento de salário, algumas categorias como: zeladores, agentes de apoio, auxiliares de serviços gerais, atendente de farmácia, técnico em farmácia, farmacêutico, agente de controle de endemias e agentes comunitários de saúde, pediram o pagamento de insalubridade.
O plano de cargos e carreiras da Saúde , Educação e de servidores da Secretaria de Segurança Pública e Proteção à Comunidade, também foram pontos de reivindicação. O pedido do sindicato e também englobar os servidores da Transitar no plano de cargos carreira e salários.
A política de férias na Secretaria de Saúde também é um dos itens que continua na pauta de negociação.
Um dos pedidos que permanece na reivindicação é o valor do auxílio alimentação. Os servidores pedem o reajuste para R$ 800, sem limite de teto salarial.
Esteve em pauta também a revisão anual referente ao acumulado no INPC de maio a abril de 2025, no valor de 4% mais a correção da inflação, e mais 1% na tabela de reajuste. Esses valores devem ser pagos em maio pela Prefeitura.
A recontagem da tempo para licença prêmio, do período da pandemia, está em julgamento e também foi assunto da assembleia. O pedido do sindicato é a recontagem da licença prêmio para os servidores da saúde e segurança, e o pagamento de progressão e promoções, deste mesmo período, para todas as categorias.
Outro ponto discutido foi a respeito do julgamento da greve da Enfermagem. O sindicato deve pedir a anistia das faltas nesse período, para que seja feito o acordo com a prefeitura.
Todos os pontos da pauta devem ser entregues na Prefeitura na segunda-feira, 10.





